segunda-feira, janeiro 07, 2008

Space Opera como há muito não se via...

Mass Effect

Feliz ano novo... atrasadão, cambada! Eu retorno das trevas para falar sobre games, especificamente um que me chamou atenção por ter um roteiro envolvente e gráficos belíssimos. Mass Effect é a mais recente criação da Bioware, empresa responsável por Star Wars - Knights of the Old Republic, e também esta sendo considerado o seu susessor espiritual, já que o game lembra em muito KotOR.

A história é sobre a humanidade tentando provar que presta para alguma coisa, buscando seu lugar na imensa comunidade galáctica. Você esta na pele de um oficial da Normandy, uma nave da Aliança Terrestre, que depois de uma missão em uma colônia humana, recebe o título de Spectre, uma espécie de James Bond intergaláctico com licença para matar, respondendo apenas ao Conselho. O cargo em si é uma honra, pois você é o primeiro humano a recebê-lo, e sua primeira grande missão é caçar um Spectre renegado chamado Saren, um Turian (uma das raças de Mass Effect) que se aliou a uma raça de máquinas chamadas Geth para tocar o terror no universo e de quebra ainda trazer de volta os Reapers, uma raça de máquinas que os Geth consideram como deuses, e que possuem o poder pra obliterar todas as raças da galáxia.

Mas o que há de diferente no game? Bem, pra começar, seu personagem não precisa ser igual ao sujeito aí da capa. Você pode mudar sua aparência e até o sexo. Também pode mudar sua classe e seu background escolhendo entre combinações de sua origem e feitos militares, o que influencia no jogo, que mistura RPG com shooter de terceira pessoa.

Há também uma imensa galáxia para ser explorada, podendo sair um pouco do caminho de sua missão principal e podendo pegar várias outras secundárias. Algumas dessas envolvendo exploração de planestas inóspitos, tiroteio ou apenas conversação, o que pela beleza dos gráficos e atuação dos personagens, nunca deixa de ser também divertido (uma delas pode até render uma noite... hum... de prazeres exóticos com uma mulher de pele azul).

Em suma, Mass Effect é foda. Gosto muito de Halo 3, mas em termos de space opera em games, meu voto fica com este. Confiram abaixo um review do site Game Trailers.



T+