sábado, outubro 01, 2005

Cyberpunk motherfucka generation...



Hey, folks! Digital hardcore é o estilo músical que mais ando ouvindo no momento, ou como costumo chamar, cyberpunk music. Então venho dar uma palhinha das duas bandas que me iniciaram no processo.

A primeira delas, muita gente já ouviu falar. A banda alemã chamada Atari Teenage Riot. Começou em 1992 com a união de Hanin Elias, Carl Crack e Alec Empire. Saídos do cenário punk, Hanin e Alec decidiram que era hora de trazer de volta a mensagem política perdida com as bandas mais alegres dos anos 80, e fizeram isso misturando o rock com a música eletrônica. Uma coisa já meio recorrente em Berlin. O resultado é um caos maravilhoso, com vocais se desgoelando, guitarras frenéticas, mixagens e samples de arranhar o disco. E pra completar, letras polêmicas e gritos de revolta. Eu até me sinto envergonhado de admitir que conheci mais do ATR apenas em 1999. A banda se dissolveu depois que Carl Crack foi achado morto em seu apartamento. Que merda, héin! Nunca tive a chance de vê-los tocar aqui no Brasil, mas o Rômulo foi, não foi? Luck bastard!

Se você é bom de inglês, cliquem aqui para uma biografia mais completa dos caras, porque eu sou um preguiçoso filho da puta.

E para uma amostra grátis do som do ATR, cliquem aqui (botão direito e 'salvar como')




Depois do ATR eu conheci o EC8OR, dupla formada por Patric Catani e Gina V. D'Orio. Dois dementes, alemães também, que tiram um som pra lá de hardcore. Muito parecidos com o som do ATR, mas com um estilo todo próprio, talvez menos influenciados pelo punk e mais pela música eletrônica. Quando eu os ouço, imagino grandes metrópoles futuristas, carros voadores, parques industriais, muita fumaça, computadores, gente com implantes cibernétcos e plugues na cabeça. Um lugar feliz! Para mais deles, cliquem aqui.

E para curtir um som dos malucos, cliquem aqui.

T+