sábado, setembro 12, 2009

ESQUILO!



Como prometido, fui cumprir meu dever cívico de animador e assisti Up no cinema. Nenhum filme da Pixar deve passar em branco. E mais uma vez, o estúdio do tio Lasseter não desaponta e faz um filmaço, que nota-se que foi feito pra ser bom de roteiro e não apenas fazer dar risadas como a maioria das produções por aí.

Embora eu só tenha elogios rasgados, Up não é o melhor filme do estúdio, ao menos pra mim. Wall-E, Ratatouille e Os Incríveis seguem imbatíveis e, logo atrás deles, Procurando Nemo e Monstros S.A.

Em Up vemos a história do menino sonhador Carl Fredricksen que conhece uma menina mais sonhadora ainda, Ellie, e se apaixona. Os dois se casam e passam a vida inteira juntos, até que Ellie, já velhinha, morre deixando Carl um viúvo amargurado, e o seu sonho de infância de viver grandes aventuras na América do Sul, seguindo os passos de um ídolo dos dois, sem ser realizado.

Essa parte é contada nos primeiros minutos do filme e é de fazer qualquer marmanjo lacrimejar. Coisa que só a Pixar sabe fazer.

Depois daí, a história começa de fato. O velhinho mal-humorado Carl Fredricksen, ameaçado de ter sua casa (de altíssimo valor sentimental) tomada e de ser jogado num asilo, liga um tremendo de um foda-se para o mundo, amarra trocendo milhares de balões na sua residência, levanta vôo (no melhor estilo voa, padre, voa) e decide rumar para o paraíso das cachoeiras na América do Sul, em homenagem póstuma à sua amada. Ele só não esperava ter um caronista indesejado, o jovem escoteiro, super-entusiasmado, Russel. Então a inusitada dupla está formada e a aventura começa.

Up foi dirigido por Pete Docter, que também comandou Monstros S.A. e foi o segundo cara a ser contratado como animador nos primórdios da Pixar, quando ela estava apenas fazendo curtas e comerciais. A co-direção foi de Bob Peterson, outro cara que manda muito e que fez a voz do cachorro Dug, da Roz (a velha chata do Monstros) e, vejam só, do velho Geri, do curta Geri's Game.

Faaaaalando em curta... tenho uma reclamação a fazer. Não sei se foi só nas salas 3D, ou é geral, mas CADÊ A PORRA DO CURTA QUE DEVERIA TER NO INÍCIO? CARAAAAAAALÊO! Já tinha assistido o Partly Cloudy na internet, mas esperava para vê-lo na tela grande. E nááááááádegas. Shame on you cinemas do Brasil. Não se corta os curtas da Pixar por motivo NENHUM nesse planeta. Má nééééém como último desejo do Papa. É um crime punido com a morte. O filho duma égua manca que mandou cortar, tem a mãe na zona, puta rampeira dos infernos.

Bem, vocês podem assistir o curtinha aqui. A direção é do animador Peter Sohn.

T+