segunda-feira, outubro 18, 2004

Razão X Espírito



A velha batalha entre ciência e religião é o tema do novo livro de Dan Brown, autor do Código Da Vinci. Admitindo a minha preguiça para ler mais livros, eu baixei o audiobook de Angels and Demons e adorei a história.

Diferente do Código Da Vinci, este novo acaba tomando um tom mais épico, pois quando a merda atinge o ventilador, ela se espalha a nível mundial. Novamente temos como protagonista o professor de simbologia Robert Langdon, em sua primeira aventura (pois esta história se passa antes do livro antecessor), sendo chamado para analisar um símbolo gravado a fogo no peito de um cinetista morto. O símbolo é um ambigrama que pode ser lido tanto de cabeça para cima quanto de cabeça para baixo e tudo indica que pertence ao grupo conhecido como o Illuminati. A antiga sociedade ressurgiu disposta a levar a cabo a lendária vingança contra a Igreja Católica, seu inimigo mais odiado. De posse de uma nova arma devastadora, roubada do centro de pesquisas, ela ameaça explodir a Cidade do Vaticano (no dia do Conclave para eleger o novo Papa) e matar os quatro cardeais mais cotados para a sucessão papal. Correndo contra o tempo, Langdon voa para Roma junto com Vittoria Vetra , uma bela cientista italiana (e filha adotiva do cientista morto). Numa caçada frenética por criptas, igrejas e catedrais, os dois desvendam enigmas e seguem uma trilha que pode levar ao covil dos Illuminati - um refúgio secreto onde está a única esperança de salvação da Igreja. Mas o final, obviamente guarda surpresas e reviravoltas (e uma seqüência meio joselita demais pro meu gosto).

E mais uma vez, o autor coloca um bando de informações históricas, simbologia e quebra-cabeças, o que torna tudo mais divertido. O que pode deixar alguns com o pé atrás, são os velhos clichês, mostrando que o livro é perfeitamente adaptável para um filme hollywoodiano. Também dá pra notar que o autor mantém certas constantes, pois novamente o livro começa com alguém morrendo e a mocinha da vez é relacionada de alguma forma com a vítima. No Código Da Vinci, a mocinha era neta do falecido. Também vejo a tara dele por códigos e puzzles, pois agora estou também ouvindo o audiobook do livro Digital Fortress, também de Dan Brown, que fala sobre computadores e encriptações (além de também começar com alguém batendo as botas).

Anjos e Demônios sai aqui no mês que vem. Vou acabar comprando, porque por melhor que um audiobook seja, não substitui o papel. De qualquer maneira, eu recomendo. É um tremendo livro pipoca... hehehehehe!

T+