segunda-feira, novembro 29, 2004

Natal digital...



Assisti hoje ao Expresso Polar. Gostaria de ter visto um filme assim uns 17 anos atrás, para poder embarcar neste conto de fantasia por completo, deixando todo meu lado cínico de lado. Ainda assim o longa manda muito bem, contando uma história até simples, mas cheia de imaginação. Acho que veio numa época certa, afinal as crianças americanas precisam acreditar em alguma coisa verdadeiramente boa, já que elas tem uma besta apocalíptica no domínio do país.

A história gira em torno de um garoto (cujo nome não é citado), que anda meio descrente com Papai Noel, e acaba ganhando uma passagem a bordo do trem mágico que segue em direção ao Pólo Norte.

Mas o que me levou mesmo a assistir o filme, foi a técnica de animação empregada, em que a atuação dos atores era capturada para o ambiente virtual, fazendo com que Tom Hanks, Nona Gaye (a Zee de Reloaded e Revolutions) e Peter Scolari tivessem a oportunidade de viver personagens completamente diferentes, como crianças por exemplo. Só o tio Hanks ficou com seis papéis diferentes, incluindo o do bom velhinho. Outra coisa que caiu bem com a computação gráfica foi a composição dos cenários, um mais bonito que o outro.

O filme é dirigido por Robert Zemeckis, o cara que nos trouxe pérolas como De Volta para o Futuro. Pra variar, onde o sujeito bota a mão, nasce alguma coisa boa. Acho que O Expresso Polar pode se considerar um clássico infantil desde já.

T+