terça-feira, janeiro 25, 2005

O cinzento mundinho colorido...



Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events é baseado nos primeiros volumes de uma coleção de livros que retratam as desafortunadas aventuras de três órfãos, Violet (não a dos Incríveis), Klaus e Sunny, que depois perderem os pais num incêndio, passam a pular de casa em casa, conhecendo os parentes mais inusitados e sempre perseguidos pelo excêntrico Conde Olaf, que esta atrás da herança das crianças.

Apresentado o enredo, vamos ao filme (já que eu não li livro nenhum). A principal impressão é que seria o filme perfeito para o Tim Burton dirigir, justamente por possuir aquele tom sinistro e bonitinho ao mesmo tempo. Infelizmente não é ele quem dirige, o que deixa o filme menos dark do que eu gostaria que fosse. De qualquer maneira, é um bom divertimento.

Visualmente falando o filme e maravilhoso. Tudo num tom cinzento, meio gótico, no estilo Família Addams (não é por acaso que tem a mão de Barry Sonnenfeld em ambos). A música poderia ficar melhor nas mãos de Danny Elfman, mas o compositor Thomas Newman não faz feio. Os personagens são o ponto forte e bem carismáticos. Violet é a mais velha, menina esperta e inventora. Klaus é um rato de livro e consegue se lembrar de tudo que aprende lendo. Sunny é um bebê que adora morder qualquer coisa, além de ser a coisa mais fofa do mundo (sacada interessante eles legendarem suas "falas"). Conde Olaf é o vilão da história, um ator de merda, cheio de excentricidades, que se acha o melhor do mundo... além de ser o personagem mais hilário do filme. Bem, o que não fica hilário na mão de Jim Carrey? As caretas típicas do comediante estão presentes, é claro, mas por debaixo de uma maqueiagem que o deixa completamente diferente do que estamos acostumados. Olaf imitando um Tiranossauro é impagável.

O filme também ainda conta com Maryl Streep, Dustin Hoffman fanzendo pontinha, e Jude Law, como o próprio Lemony Snicket, narrando a história.

Algumas questões ficam abertas e quem não conhece a série de livros pode ficar perdido. Não se explica muito sobre o tal grupo que os pais das crianças pertenciam e não se fala do significado da luneta. Assistam pra saber do que estou falando.

É um filme legal, mas que deixa aquela sensação de que poderia ser melhor executado. Ainda assim, na minha opinião, possui um um visual e um grupo de personagens mais interessantes do que Harry Potter.


E falando no tio Burton, confiram aqui o trailer de sua nova animação, The Corpse Bride.

T+