sábado, junho 17, 2006

Pixar voando baixo...



Carros é foda! Bem, agora que eu quebrei o gelo, vamos analizar este que é o filme comemorativo dos 20 anos da melhor casa de animação do planeta, a Pixar, em seu sétimo longa.

Carros tem direção de John Lasseter (diretor de Toy Story e o cara com o trabalho mais legal do planeta... diretor de criação da Pixar/Disney) e conta a história de Lightining McQueen (Owen Wilson), um carro de corrida campeão que acaba preso numa cidadezinha no meio do deserto ao lado da Rota 66, a estrada mais cultuada do planeta. Cliquem aqui para ver os outros nomes maravilhosos que emprestam suas vozes aos personagens, que incluem George Carlin, Paul Newman, Larry The Cable Guy, Tony Shalhoub, Michael Keaton e tantos outros.



Bem, vamos começar com o forte da Pixar, o roteiro. Segura bem os 116 minutos de projeção (por um minuto a mais, o filme mais longo da empresa), com talvez um ou outro momento mais arrastado. Eu arrisco colocar Carros no patamar de pérolas como Monstros SA e Procurando Nemo, mas Os Incríveis ainda é melhor de longe, mesmo porque bate com meu gosto pessoal. E afinal de contas, Brad Bird é uma espécie de deus da animação. Mas tudo bem... o tio Lasseter é um profeta.



Do ponto de vista técnico, se iguala a Os Incríveis em termos de animação e textura. Mas claro que diferenciam, pois ambos os filmes traziam desafios. Se no longa da super-família o negócio era acertar a mão na animação de personagens humanos, com simulações complicadas de roupa e cabelo, em Carros o negócio é dar vida a objetos inanimados como veículos, e reproduzir com uma fidelidade absurda cenas de uma corrida de Nascar. Sem contar nos belíssimos cenários e texturas, mostrando o quanto a técnica evoluiu desde 1995, quando Toy Story foi lançado e já nos assombrou com suas possibilidades.



Ah! É claro! Como sempre a Pixar nos presenteia com um curta. One Man Band é maravilhoso, mostrando o duelo de dois músicos de rua pela atenção de uma garotinha, ambos de olho grande na moeda que ela segura. Engraçadíssimo, extremamente bem feito e animado, com um belíssimo design de produção. Fica aqui como um dos melhores curtas do estúdio. Se algum cinema daqui não exibir, pode levantar da cadeira, pegar um pedaço de madeira e enfiar a porrada no gerente.

Bem, é isso. Divirtam-se na estréia. Eu assistirei de novo.


Que do nada...

Bad trip

Morre Bussunda de ataque cardiárco fulminante na Alemanha. Mas, héin? O cara espera emagrecer pra ter essas coisas? Tudo bem que Casseta & Planeta não andava mais o mesmo, mas ainda assim a perda será sentida. Por que não empacota uma aquelas múmias do Porra Total? Cliquem na figura para ler os detalhes.

T+