domingo, março 08, 2009

Who watches...?



Sim, me atrasei um pouco pra falar do filme. Assisti na estréia, sentado muito na frente, olhando pra cima como se estivesse no planetário, vendo uma benga azul quase acertando a minha cara. Mas como Watchmen é um filme que você precisa digerir com mais calma, fui ver novamente hoje, a uma distância segura de evitar uma carcada do Dr. Manhattan.

Well, Zach Snyder did it again. O filme é foda. Alan Moore pode dar seus chiliques entre um pedrinha de ópio e outra, mas o fato é que Snyder conseguiu a façanha de trazer a melhor graphic novel de todos os tempos às telas, tal qual um certo Peter Jackson conseguiu trazer o melhor livro. Eu ainda acho que esses dois deveriam se casar e procriar pra gerar o diretor nerd supremo.

Rorscharc e Comediante são os melhores personagens, o Dr. Manhattan não fica muito atrás. A figura de azul impressiona como um deus vivo, com uma certa aurea de onipotência. Silk Spectre... DAAAAAAMMMNNNNN, girl! Casa, comida, roupa lavada, um milhão por mês, fora o bafo... Vai?

A caracterizão dos demais personagens também está muito boa. Bem, faltou a barriguinha de tiozão do Nite Owl, mas tá na boa.

Alguns críticos andaram reclamando da seleção musical peculiar de Snyder para o longa, mas ao ouvir a Cavalgada das Valquírias enquanto o azulão pulveriza os vietcongs, e a cena de sexo entre Nite Owl e Silk Spectre ao som de Halleluia, eu quis aplaudir.

Falando em sexo e violência... AÊÊÊ! Finalmente um filme com super-heróis e censura máxima, 100 anos de idade acompanhado pelos pais. Fico imaginando aqui um pai desavisado qualquer levando seu filhinho pequeno para ver "aquele filme de super-heróis do momento" e saindo do cinema com os olhos arregalados e uma criança chorando do lado, pra deixar de ser idiota e se informar antes.

SPOILER!!!! Quem não leu ou não viu, pule aqui...


A cena de morte de Rorsharc foi para mim como a morte de Boromir. Foi de chorar. Lágrimas nerds encheram meus olhos. Pra começar que eu já sabia, mas ver nos painéis da hq, e ver com um ator (o excelente Jackie Earle Haley) interpretando é outra coisa.

Uma curiosidade para os fãs gamers, o roteiro é assinado pela dupla, Alex Tse e David Hayter, que para quem não sabe, dubla Solid Snake na série Metal Gear.

Para não dizer que o filme é perfeito... um pouquinho menos de câmera lenta ia bem... só um tiquinho menos. É bom para valorizar cenas e meio que dar aquela congelada básica que vai remeter aos desenhos da graphic novel, mas em um ou outro caso foi meio que demais.

É isso. Vai sem medo de ser feliz. E depois esperem pela versão extendida Director's Cut Suck my Money (como disse o Sr. K). Esse eu quero em Bluray.

T+