
Sim, me atrasei um pouco pra falar do filme. Assisti na estréia, sentado muito na frente, olhando pra cima como se estivesse no planetário, vendo uma benga azul quase acertando a minha cara. Mas como Watchmen é um filme que você precisa digerir com mais calma, fui ver novamente hoje, a uma distância segura de evitar uma carcada do Dr. Manhattan.
Well, Zach Snyder did it again. O filme é foda. Alan Moore pode dar seus chiliques entre um pedrinha de ópio e outra, mas o fato é que Snyder conseguiu a façanha de trazer a melhor graphic novel de todos os tempos às telas, tal qual um certo Peter Jackson conseguiu trazer o melhor livro. Eu ainda acho que esses dois deveriam se casar e procriar pra gerar o diretor nerd supremo.
Rorscharc e Comediante são os melhores personagens, o Dr. Manhattan não fica muito atrás. A figura de azul impressiona como um deus vivo, com uma certa aurea de onipotência. Silk Spectre... DAAAAAAMMMNNNNN, girl! Casa, comida, roupa lavada, um milhão por mês, fora o bafo... Vai?
A caracterizão dos demais personagens também está muito boa. Bem, faltou a barriguinha de tiozão do Nite Owl, mas tá na boa.
Alguns críticos andaram reclamando da seleção musical peculiar de Snyder para o longa, mas ao ouvir a Cavalgada das Valquírias enquanto o azulão pulveriza os vietcongs, e a cena de sexo entre Nite Owl e Silk Spectre ao som de Halleluia, eu quis aplaudir.
Falando em sexo e violência... AÊÊÊ! Finalmente um filme com super-heróis e censura máxima, 100 anos de idade acompanhado pelos pais. Fico imaginando aqui um pai desavisado qualquer levando seu filhinho pequeno para ver "aquele filme de super-heróis do momento" e saindo do cinema com os olhos arregalados e uma criança chorando do lado, pra deixar de ser idiota e se informar antes.
SPOILER!!!! Quem não leu ou não viu, pule aqui...
A cena de morte de Rorsharc foi para mim como a morte de Boromir. Foi de chorar. Lágrimas nerds encheram meus olhos. Pra começar que eu já sabia, mas ver nos painéis da hq, e ver com um ator (o excelente Jackie Earle Haley) interpretando é outra coisa.
Uma curiosidade para os fãs gamers, o roteiro é assinado pela dupla, Alex Tse e David Hayter, que para quem não sabe, dubla Solid Snake na série Metal Gear.
Para não dizer que o filme é perfeito... um pouquinho menos de câmera lenta ia bem... só um tiquinho menos. É bom para valorizar cenas e meio que dar aquela congelada básica que vai remeter aos desenhos da graphic novel, mas em um ou outro caso foi meio que demais.
É isso. Vai sem medo de ser feliz. E depois esperem pela versão extendida Director's Cut Suck my Money (como disse o Sr. K). Esse eu quero em Bluray.
T+