domingo, abril 18, 2010

Difícil e viciante...


Assim é Demon's Souls, logo nas minhas primeiras impressões sobre o game, exclusivo para PS3, que levou o prêmio de melhor RPG no VGA 2009 em cima da Bioware e seu Dragon Age.
Você constrói o seu personagem, definindo sexo, aparência e classe, depois é jogado numa primeira fase tutorial que é até relativamente simples, ensinando como o combate funciona. Basicamente, com L1 e L2 você tem defesa com escudo ou whatever, e no outro lado, R1 e R2, você tem o ataque. Também há um botão para roll e dodge e os demais são para trocar de arma ou usar itens. Aprenda a defender e atacar... e aprenda bem.

Na história do game, (WikiKing Allanti o décimo segundo, em busca de poder e de prosperidade, canalizou o poder das almas. Ele trouxe prosperidade sem precedentes para o seu reino do norte Boletaria. Isto é, até um nevoeiro espesso preto cobrir todas as terras periférica, afim de cortar o reino do mundo exterior. Aqueles que entraram no nevoeiro nunca mais retornaram. Mas Vallarfax of the royal Twin quebrou os dentes livres do nevoeiro e disse ao mundo de Boletaria sobre a situação. O envelhecimento do Rei Allanti tinha despertado o antigo, a grande besta abaixo do Nexus, a partir do seu sono eterno. E que havia uma névoa escura varrida por dentro, libertando as almas dos demônios. Os que perderam as suas almas, perderam também as suas mentes. O caos reinava, a loucura atacando a sanidade. Os Demônios cresceram e ficaram mais fortes e poderosos a cada alma que devorava. A lenda diz de homem para homem, que vários guerreiros entraram na terra amaldiçoada, mas nenhum deles retornou. (fim da Wiki)

SPOILER... Já pra te mostrar que esse mundo sombrio não é para brincadeira, depois de enfrentar uns minions e guardinhas no tutorial, você atravessa uma espécie de véu para entrar num grande salão e dar de cara com... UM DEMÔÔÔNIO DO TAMANHO DE UMA CASA, SEGURANDO UMA CIMITARRA GIGANTE. Numa porrada só o bicho te mata e você fica olhando pra tela que nem um idiota. Mas aí sim o jogo começa de fato. Você vai parar no Nexus, o limbo da parada, na forma de alma. E recebe a missão de coletar as tais Demon's Souls para pegar o seu corpo físico de volta. Aí você entra de fato na primeira fase do jogo (que é onde eu ainda estou, afinal eu comprei ontem), que funciona de modo mais aberto à exploração. Com metade da sua vida e sem muitos itens, você enfrenta corredores de um castelo gótico lotados de inimigos. Se morrer, volta pro começo e todos minions que você matou estarão lá novamente, sorrindo, afiando o pau numa parede de chapisco, prontos para uma nova enrabada.

O jogo é angustiosamente difícil, mas de uma maneira muito boa e desafiadora. Chega a viciar. O combate é fluído e em tempo real, mil vezes melhor do que a "apertação" frenética de botões de Dragon Age

Mas o melhor dele ainda não falei. O modo online. Jogando conectado, outras pessoas podem aparecer para pedir sua ajuda, ou te ajudar a passar por lugares mais difíceis, ou simplesmente querer te matar, para pegar a sua alma. Você e outros players podem deixar mensagens para outros aventureiros. Mensagens que já salvaram a minha pele, avisando de armadilhas mais a frente, ou indicando o caminho para itens poderosos. Tudo isso feito por jogadores, para jogadores.

Também é possível enxergar os jogadores online passando por você em forma de espírito, quase como num MMO, e você pode acessar manchas de sangue no chão e ver os últimos segundos de vida de outro que passou por ali antes de você. Fucking genius!

Bem, deixar eu voltar pro vício. Nunca achei que fosse falar tão bem de um rpg... pasmem... JAPONÊS!!!!! Que, felizmente, de Final Fantasy e carnaval não tem naaaaaada. Pelo contrário... é gótico, seco, sombrio e mortal.

Fiquem com o review abaixo...


T+