sexta-feira, abril 02, 2010

O efeito da MASSA!








Antes de colocar Mass Effect 2 em seu Xbox ou PC, diga adeus à seus amigos e família, pois é impossível largar o osso até que o game esteja concluído. Eu só tirei um tempinho para escrever no blog agora, enquanto o console esfria, mas depois eu volto.


Depois da fúria de Kratos, eu volto para a imensidão do espaço, num dos melhores rpgs de ação que já foram criados. A história do universo de Mass Effect é longa demais e boa demais para eu resumir aqui nas coxas, por isso acessem a Wiki. Vou apenas falar que é boa para careeeeeeleo. 


Diferente dos demais rpgs... OCIDENTAIS... onde você tem liberdade total pra criar o seu personagem, mas que acaba não tendo uma personalidade tão forte justamente por ter que ser tão genérico, em Mass Effect, ele é extremamente bem definido, maaaaaaasssss, ainda sem tirar a liberdade do jogador, e dar customização o suficiente para você se sentir dono daquele protagonista. Sheppard é Sheppard, mas ainda assim você pode fazer o SEU... ou a SUA... Sheppard, escolhendo sua aparência e alguns tipos diferentes de background. Mais  importante, ele, ou ela, tem voz e acting durante as cenas de conversas, o que faz uma diferença enorme. Por mais que eu ame Fallout 3, isso faz uma falta terrível. E também faz uma grande falta em Dragon Age, que também é da Bioware, criadora de Mass Effect.


Numa espécie de mistura entre Star Wars e Star Trek, o game é uma science fiction/space opera, onde você um plot principal muito forte e sub tramas muito interessantes de serem seguidas. A galáxia é vasta e cheia de possibilidades. No segundo jogo, considerado mais dark (meio que o Império Contra-Ataca), ela ainda se expande. Depois de um começo alucinante que eu não vou dar spoilers, o Com. Sheppard, depois de dois anos, precisa recolher os pedaços, achar sua velha tripulação e recrutar novos aliados, para deter uma raça alienígena que esta raptando colônias humanas inteiras, a mando dos míticos Reapers. Quem conhece Babylon 5, vai pensar nos Reapers como os Shadows. Ou seja, uma raça antiga, que usa outras para fazer alguns serviços sujos e que só querem botar pra fuder com tudo e todos.


Seu personagem, Sheppard, é o único humano que já encarou um Reaper (no primeiro jogo). Desnecessário dizer que eles querem o seu traseiro. Aliás, eles querem o traseiro da humanidade toda. Então, com a finalidade de detê-los, você, no comando da Normandy, a nave mais foda de todos os tempos, precisa explorar os quatro quadrantes em busca de repostas para muitos mistérios e juntar meios para a épica batalha (que irá se concluir mesmo em Mass Effect 3).


O combate é um caso a parte. É um shooter. Visão de terceira pessoa, câmera por cima do ombro, sistema de cover como Gears of War, mas com um menu de poderes de biotics que pausam o jogo para você e seu esquadrão pode usar. Só isso já vale pra deixar qualquer rpg japa de combate chato por turno, no chinelo.


Seja paragon ou renegade, seja quem for que você leve pra cama, seja lá o nível de imersão em jogos que você aprecie, Mass Effect 2, e o primeiro também, são um must have na sua coleção.


Bom, essa merda já esfriou. Deixa eu voltar pro meu jogo. Fiquem abaixo com o review do game... que recebeu uma das maiores notas do site Game Trailers EVER!










T+