terça-feira, junho 01, 2004

Eu vi...



Eu conheço muito pouco dos quadrinhos, mas pelo que dizem a adaptação está mais do que fiel (com o Mignola envolvido na produção, tinha que ser mesmo). O filme é muito divertido. É ao mesmo tempo sinistro e quatro-cores, bem coisa de quadrinhos mesmo. A história é até bem clichê, quando o vilão, Gregory Rasputin, renascido das profundezas quer usar o herói Hellboy para abrir de vez as portas do inferno e trazer para Terra o mal supremo, que se parece pra cacete com o grande Cthulhu... hehehehehe! Mas o importante é o carisma dos personagens e a diversão que o filme proporciona.

Destaque para o braço direito de Rasputin, o assassino Kroenen, que entra mudo, sai calado, mas é tão cool quanto Darth Maul. Hellboy e Abraham 'Abe' Sapien são obras de arte da maquiagem. Eles conseguem ter uma expressão bem humana por debaixo de todo aquele latéx.

Aqui no Brasil, o filme só será lançado no dia 30 de Julho. Bem, o dvd sai três dias antes. Adivinhem só o que eu provavelmente vou fazer?


Irreversível



Eu assisti também a este pertubador filme francês. A história é simples: a personagem de Monica Belluci, Alex, é estuprada e agredida numa passagem subterrânea e seu namorado, acompanhado do ex dela, partem para buscar o responsável e se vingar. Assim como Amnésia, a história é contada de trás pra frente, començando já com a vingança, passando pela cena de estupro e terminando com a vida feliz que a personagem tinha.

O legal é a câmera, que começa nervosa, indo pra lá e pra cá, como se estivesse voando pelo set, bem doentio mesmo, pra dar náuseas, e a medida que o filme vai passando e a história retrocedendo, ela vai ficando mais calma e parada. A cena de estupro é bem pesada mesmo e a câmera fica praticamente estática.

Detalhe bizarro mesmo é que o filme é cheio de efeitos especiais digitais e você não nota. O estuprador morre a marretadas de extintor no meio da fuça, numa cena absurdamente chocante e real enquanto o crânio dele vai sendo golpeado e desfigurado. E na cena do estupro, os caras foram doentes o bastante para adicionar um pênis virtual que aparece rapidamente quando o cara vira de lado. É o uso criativo da CGI em prol da mente doentia dos diretores... WHEEEEEE!

T+