sexta-feira, abril 07, 2006

E o esquilo só se fode...



Assisti hoje à animação A Era do Gelo 2 (Ice Age - The Meltdown), dirigido, dessa vez em modo solo, pelo brasileiro... e carioca (wheeeeeeeeeeee)... Carlos Saldanha, meu mais novo herói. O sujeito foi pros states com 22 anos, e com dinheiro emprestado dos amigos ele cursou a School of Visual Arts de Nova Iorque.

Ano que vêm, pretendo aventurar-me por terras gringas, vendendo o carro, a alma e se bobear o corpo lá em Copa, pra arrecadar grana e cursar alguma faculdade de animação no Canadá, já que dizem que lá é que estão as melhores. O pior que pode acontecer é eu não conseguir nada e ter passeado bastante. Vou ficar a pé quando voltar, mas tudo bem. Tô ficando velho e preciso fazer isso logo.

Bem, voltando ao filme...

A nova aventura do mamute Manny (Ray Romano), o preguiça Sid (John Leguizamo) e o dente-de-sabre Diego (Denis Leary) está mais engraçada, mais emocionante e mais tecnicamente bem feita. O melhor personagem ainda é o esquilo pré-histórico Scrat (cujos grunhidos foram mais uma vez criados por Chris Wedge) em sua desesperada busca por nozes. O bicho se fode ainda mais do que no primeiro, e no final suas encrencas ainda acabam interferindo de forma crucial no plot.

Os animais precisam atravessar um imenso vale, prestes a ser inundado. Nisso, eles são obrigado a enfrentar perigosos predadores aquáticos e a fome de abutres safados que só ficam esperando o primeiro deles entregar os pontos (com direito a cena musical). No meio do caminho, eles ainda conhecem novos personagens, como a mamute Ellie (Queen Latifah), que pensa que é uma gambá mais avantajada, e seus 'irmãos' (que assim como Scrat, roubam a cena), Crash (Seann William Scott) e Eddie (Josh Peck).

A comédia física está muito presente, usando uma linguagem até mais própria das animações clássicas, como Looney Tunes. As cenas que mais me fizeram chorar sangue de tanto rir foram, Sid sendo venerado como um deus para um bando de pequenas preguiças e o final no paraíso de Scrat... vejam e entenderão.

T+