sexta-feira, abril 07, 2006

Remember, remember the 5th of November...



Bem, antes de mais nada, tenho que confessar que não li a HQ do tio Moore, por isso assisti V de Vingança sem preconceitos de fã xiita. Sendo assim, vamos ao review...

Muito foda! O filme é escrito pelos irmãos Watchatcha... Eu achando que ia rolar bullet time e cenas de ação impossíveis. Nada. Apesar de possui algumas poucas, mas estilosas, cenas de ação, o filme é bem focado nos seus personagens e na sua história, vista através dos olhos de Evey (Natalie Portman, mandando bem pra caralho). A direção é de James McTeigue, que passou 15 anos como assistente e agora ganha sua chance e manda bem pacas, já que a história é pouco complicada, mas é bem orquestrada para não deixar ninguém confuso.

A trama é sobre uma Inglaterra fascista, num futuro próximo, onde o chanceler supremo Adam Sutler (John Hurt) aposta no medo para controlar sua população. No meio da merda, surge um revolucionário mascarado conhecido como V (agente Smith) pra acabar com essa babaquice. Certa noite ela salva a pobre Evey de uns cabras safados do governo.

O filme é corajoso e polêmico. Alfineta a política Bush a todo momento e ainda tenta justificar os atos de V, que se utiliza de métodos... hum... violentos, em plena era de paranóia, onde todo mundo que esta contra o sistema é terrorista. V até explode prédios (sendo que seu alvo final ainda é o Parlamento) para enfraquecer a moral do governo de Sutler, o que é notável, num mundo pós 9/11, que os produtores tenham permitido. Ainda existe vida inteligente e tolerante em Hollywood afinal.

T+