segunda-feira, maio 08, 2006

Sua carreira irá se auto-destruir em 5 segundos...



Sacanagens a parte... Missão Impossível 3 é um excelente filme de ação, sem precisar das joselitices do segundo. Tem cenas exageradas? Claro, mas sem precisar chamar o público de idiota como fez o tio Woo.

Quem assume a direção agora é J.J. Abrams, nome conhecido na televisão por causa de Lost e Alias, mas se aventurando em seu primeiro filme... e mandando bem. Seu estilo narrativo está por todo longa, já começando o filme mostrando uma cena que acontece quase no final.

No terceiro da franquia, vemos Ethan Hunt (Cruise) prestes a se casar com uma bela médica (Michelle Monaghan), que não faz idéia do verdadeiro emprego de seu amado. Porém, Ethan é obrigado a aceitar uma missão de resgate de uma ex-aluna sua (Keri Rusell, de Felicity), contando com a ajuda velhos (Ving Rhames) e novos amigos (com participação de Simon Pegg, o Shaun... of the Dead). O vilão da vez é Philip Seymour Hoffman, de Capote, mostrando que sabe ser mau, muuuuito mau.

De qualquer maneira, a força de MI3 reside na direção, na narrativa e nas cenas de ação, ou seja, a parte técnica. A história é meio batida, com pontas soltas e com um plot device maldito chamado "pé de coelho" que não serve de bosta nenhuma, apenas para ser perguido. Se fosse assim, poderiam chamar o objeto de "buceta". Tenho certeza que o filme seria muito mais engraçado com todos perseguindo a buceta.

O primeiro filme pra mim ainda é o melhor, com aquele estilo elegante do veterano Brian DePalma, menos cenas de ação e mais espionagem. Mas é claro, se formos comparar todas as recentes produções do gênero, a franquia que leva o prêmio de mais fodona é saga de Jason Bourne. James Bond já teve sua época de outo, vamos torcer para que Cassino Royalle traga um pouco dela de volta. Vejam o trailer aqui.

T+