quinta-feira, julho 19, 2007

E minha infância retorna em grande estilo...



Ok! Meu aniversário, dia de grosseria no cinema. Eu estava esperando por esse filme por um longo tempo e o resultado foi a diversão que eu esperava. Michael Bay, sob a tutela de Steven Spielberg. O filme tem um roteiro simples, bobo, mas, porra, são robôs gigantes que se transformam em carros, caindo na porrada por duas horas. Tem algo mais cool do que isso?

Realmente, não espere maiores profundidades do roteiro de Transformers. O negócio aqui é ação, mas ainda assim, não de um jeito que deixe o filme ralo ou artificial. O longa é divertidíssimo, lotado de ação e destruição de propriedade pública e privada e com momentos memoráveis dos robozões da Hasbro. Quem achava que eles não falariam direito e seriam muito alienígenas, misteriosos e sérios, quebrou a cara. Os diálogos são puro desenho animado, com direito a Megatron (Hugo Weaving) dando esporro em Starscream.... hahahahaha!

Dos atores de verdade, bem, tem Megan Fox. Até o nome da garota sugere gostosura. Não sei de onde Michael Bay a desencavou, mas esta de parabéns. A menina é liiiiiiiinda demais. E Shia LeBeouf é o cara. Mandou bem pacas. Não é a toa que o tio Spielberg botou o moleque pra fazer Indiana Jones 4.

Industrial Light and Magic... ok.... então o design deixou os personagens muito confusos, mas de animação e textura, nada a reclamar. Os caras da empresa do tio Lucas fazem um trabalho maravilhoso como sempre.

Melhor cena do filme, claro, a chegada dos Autobots e seu primeiro encontro com Sam Witnicky, quando todos se transformam e Optimus Prime os apresenta um a um. É de trazer lágrimas aos olhos de quem foi criança nos anos 80.

Conheça a cambada (retirado do Omelete)...


Autobots:

Optimus Prime (Dublado por Peter Cullen)
O grande líder e mais famoso dos Transformers, ficou conhecido como Líder Optimus no Brasil na década de 80. Carrega em seu peito a Matriz da Liderança, aparato que só pode ser erguido pelo líder dos Autobots. Disfarçado de caminhão, lidera sua equipe com a clássica frase "Autobots, transform and roll out!".

Bumblebee
Enquanto Optimus Prime é o mais famoso dos Autobots, Bumblebee é o mais carismático. O inesquecível fusquinha amarelo da série clássica agora é um esportivo Camaro. A versão do diretor Michael Bay causou muitas reações negativas nos fãs, que esperavam um visual mais fiel ao original, mas apesar de tudo, o Bumblebee do filme esbanja carisma como o primeiro carro de Sam.

Jazz
Um Porsche na série clássica, também recebeu um martelinho de ouro na nova versão. Agora Jazz é um estiloso Pontiac Solstice, e ao invés de rock 'n' roll, abraçou a cultura das ruas como o hip-hop. Apesar do gosto musical ter decaído, continua sendo fiel a Optimus Prime e aos Autobots.

Ratchet
No meio da guerra entre Autobots e Decepticons, Ratchet é um dos poucos que ainda crêem na resolução pacífica do conflito. Seu disfarce terrestre reflete muito bem sua filosofia: ele é um Hummer H2 convertido em veículo de resgate, enquanto na série clássica ele era uma ambulância.

Ironhide
O peso-pesado da equipe, se transforma numa picape GMC Topkick. Além de ser o especialista em armas, é um dos Autobots mais antigos e amigo de longa data de Optimus Prime. Seu visual na tela impressiona pela quantidade de detalhes, e segundo os produtores, somente as armas de Ironhide possuem mais peças do que alguns dos outros robôs inteiros.


Decepticons:

Megatron
A egomania em pessoa. Megatron é um dos vilões mais odiosos da história dos desenhos animados. É um dos Decepticons que teve mais versões ao longo dos anos: começou a carreira como um revólver, passou a ser canhão, tanque, nave, T-Rex, dragão e até uma bizarra mão gigante. No filme é uma gigantesca nave Decepticon, e tem a voz digitalizada de Hugo Weaving, o Agente Smith da trilogia Matrix.

Starscream
O eterno e invejoso braço direito de Megatron se transforma num caça F-22 Raptor. No filme não chega a ser tão traiçoeiro como foi retratado em praticamente todas as suas encarnações. Para que o visual de Starscream pudesse ser verossímil e condizente com o modo aéreo, sua forma de robô foi desenhada com braços longos e pernas curtas. O design lembra um símio, que também inspirou seu padrão de movimentos.

Blackout/Scorponok
Inicialmente, o personagem que se transforma num helicóptero MH-53 Pave Low seria chamado de Vortex e depois Soundwave, em homenagem ao decepticon da série clássica que se transformava num micro-system e cujas fitas cassete eram robôs disfarçados. Saem as fitas cassete e entra um assustador escorpião-robô, Scorponok, que também teve várias encarnações diferentes no passado. A mais conhecida delas talvez seja a da série dos anos 90 Beast Wars, que os brasileiros acompanharam pela HBO e depois na Record e Cartoon Network.

Frenzy
O clássico robô Soundwave não apenas inspirou a dupla Blackout/Scorponok, mas também o diminuto robô espião, Frenzy, nome que pertencia a um dos asseclas de Soundwave. É capaz de se transformar em diversos aparelhos, como um CD-player e um telefone celular.

Barricade
Disfarçado de carro de polícia (um Saleen S281) como um símbolo de autoridade, carrega em sua carroceria a frase "Para punir e escravizar". Abriga em seu peito o robô-espião Frenzy.

Bonecrusher
Destruir é o que esse Decepticon faz de melhor, por isso assume a forma do carro militar de 10 milhões de dólares conhecido como Buffalo. Odeia todos os outros Decepticons, inclusive Megatron, a quem obedece apenas pelo medo de ser destruído.

T+