quinta-feira, agosto 12, 2004

DVD from hell...



Para aqueles que sentiram falta da minha resenha de Hellboy... e que, obviamente, não leram aquela que eu escrevi em Junho, bem antes do filme ser lançado aqui, durmam tranquilos, pois o bichinho está em minhas mãos. Hellboy, o dvd duplo, chegou hoje aqui em casa. Ainda não passei o pente fino nos extras, mas estou prevendo que vou dormir tarde hoje, pois aparentemente tem muita coisa pra ver. Do filme, o que falar de novo? É diversão garantida, sem precisar ser nenhuma Mona Lisa das adaptações que nem Homem-Aranha 2.

Depois que vi o filme pela primeira vez, tratei de tirar o atraso e ler os quadrinhos. Reparei que apesar da fidelidade, o filme tem suas diferenças. O Hellboy das hqs não vive escondido do público, Abe Sapien não é nenhum poço de cultura e o Professor Trevor Brom se chama Trevor Bruttenholm. As diferenças são bobas, e com a ajuda do tio Mignola na produção, o filme manteve o espírito do personagem.

O longa é uma mistura de horror, ação e bom humor. É bem coisa de super-herói mesmo. Ron Perlman se sente a vontade na pele do vermelhão, fazendo o tipo de grandão, durão, porém simpático, que adora soltar piadinhas nas horas mais impróprias. A maquiagem de Rick Baker é arrasadora. Mesmo cobrindo completamente os atores, ele consegue manter toda expressividade. E o que mais impressiona é Abe. O cara é mestre na sua arte, vide a maquiagem do Planeta dos Macacos de Tim Burton.

A direção tem a marca de Guilhermo Del Toro, com noites com tons quentes e dias com tons frios. Um pouco de excessos de câmaras subterrâneas, metrôs e esgotos. O cara parece gostar de ficar debaixo da terra. Os efeitos especiais não são nenhuma obra-prima, mas não fazem feio, exceto por ou outro dublê digital.

Dos vilões, eu já tinha elogiado antes, mas falo de novo: Kroenen, o oficial nazista mascarado, entra mudo e sai calado, mas é tão cool quanto Darth Maul, e até mais assustador debaixo da máscara. Gregory Rasputin, por outro lado, nem chama tanta atenção.

Bem é isso aí. Se eu esqueci de alguma coisa (e provavelmente esqueci mesmo), catem nos meus arquivos de Junho a primeira resenha.

E adivinhem o que em breve estará também chegando pelo correio...


T+