sábado, julho 23, 2005

Depp + Burton = Sucesso



Não vou dizer que a versão do tio Burton para A Fantástica Fábrica de Chocolates é melhor que a original. Vamos apenas dizer que é diferente. Mas a qualidade é a mesma e o divertimento é garantido. O novo filme é bem fantasioso, mesmo com o tom mais sombrio característico do diretor. Não é nada que vá assustar as crianças. Pelo contrário. Arranca até boas risadas. Eu achei muito foda.

Pra variar, Johnny Depp rouba a cena e encarna aqui um dos melhores papéis de sua rica carreira. Sem dúvida um dos melhores atores da atualidade. Seu Willy Wonka é um sujeito pra lá de estranho, que parece que não cresceu. Se como o Cap. Sparrow, ele pegou emprestado os trejeitos de Keith Richards, aqui ele parece ter se inspirado em Michael Jackson (pedofilia a parte, é claro). Seu personagem difere muito do interpretado por Gene Wilder. O novo Wonka é um tipo mais assustador e bizarro, e incrivelmente divertido. E ainda por cima tem seu passado explorado, com cenas em flashback, mostrando de onde veio seu amor por doces e seu afastamento da família. Seu pai é um destista interpretado por ninguém menos que Christopher 'Saruman' Lee.

O novo Charlie, interpretado pelo excelente Freddie Highmore (que trabalhou com Depp em Findind Neverland), dá um banho no garoto do filme original. Os outros atores mirins não ficam atrás. Cada personagem com suas manias e exageros.

Os efeitos digitais transformaram o universo mágico criado pelo escritor Road Dahl em realidade, aproximando ainda mais o filme novo do livro. Os novo Oompa Loompas são realmente pequenos e interpretados todos pelo mesmo ator, Deep Roy. Felizmente, ao menos eles tiveram seus números musicais preservados nesta nova versão, cada um bem diferente do outro e tão divertidos quanto os do filme antigo. Danny Elfman não só foi responsável pela trilha, como também voltou a soltar sua voz para as canções dos anões trabalhadores.

Da direção de arte do longa, apenas elogios. O visual da fábrica é fantástico (com o perdão do trocadilho) e até mesmo a casa pobre da família de Charlie ganhou aquele toque 'tim burtiano'.

Tim Burton fez um excelente trabalho e com certeza renovou o clássico para as novas gerações. Depois de um filme destes, só preciso mesmo de algumas toneladas de Nutella e uma boa dose de insulina.

T+