sábado, julho 02, 2005

O rei da kung-fu comedy...




Stephen Chow é o cara quando o assunto é satirizar as artes marciais. O ator/diretor/roteirista que nos trouxe Shaolin Soccer, agora ataca com seu mais novo filme, Kung-Fu Hustle.



Ok, por onde eu começo? Imagina uma mistura de Gangues de Nova Iorque, com o Tigre o Dragão, com Dragon Ball Z, com Matrix, e com Chaves... e acredite... faz sentido. A trama se passa nos anos 40, quando um aspirante a gangster se mete no meio da briga entre a Gangue do Machado e uma vilazinha pobre, mas munida de mestres supremos do kung-fu. Chow, assim como fez em Shaolin Soccer, usa efeitos de última geração em favor do exagero. Se você achou demais o super-chute tufão de seu longa anterior, ainda não viu nada. Aqui, além de fazer o público gargalhar com cenas que mais parecem saídas dos Looney Tunes, e lutas épicas absurdas, ele também se mostra como um excelente diretor de ação, que poderia muito bem estar rivalizando com os Irmãos Wachowski.

Mesmo com o orçamento limitado do cinema asiático, ele prova que é possível tirar leite de pedra com computação gráfica e fazer humor com os exageros dos filmes de artes marciais. Fico imaginando que suas idéias malucas nunca se encaixariam direito nos moldes do cinema americano, então torço para que ele continue na terrinha dele, com toda liberdade criativa do mundo. Desse cara eu só espero muito mais filmes. É meu novo herói. Bicho, do fundo do meu coração, parabéns! Alguém por favor traduza isto para cantonês.

T+