quinta-feira, junho 30, 2005

Marte Ataca...



Bem, assisti hoje a Guerra dos Mundos do tio Spielberg. O filme diverte, assusta, é bem feito pra caralho (ILM mandando bem pra cacete), mas ainda não é lá uma obra digna dos bons tempos do diretor. A boa sacada desta atualização da obra de H. G. Wells é que a invasão alienígena é encarada do ponto de vista de um cara comum. Um herói nada perfeito que tem que amadurecer durante uma situação desesperadora para deixar seus filhos vivos. Isto faz com que nos coloquemos no lugar do personagem, fazendo com que aquele cenário se torne muito mais aterrorizante.

Tom Cruise interpreta brilhantemente Ray Ferrier, um operador de guindaste, divorciado, pai de dois filhos, Rachel (a menina-fofinha-atriz-prodígio Dakota Fanning) e Robbie (Justin Chatwin). Justamente no seu fim de semana com as crianças, o mundo acaba. Que timing de merda. A cena onde somos apresentados a verdadeira ameaça é maravilhosamente conduzida na direção. Um gigantesco tripode alien surge do subterrâneo, deixando toda a população alardeada, curiosa e sem reação. É fácil se colocar no lugar das pessoas. "Que porra é essa? Uma aranha mecânica gigante que saiu da terra?" E, bem, é aí que nossa amiga aranha (ou tripode) começa a devastação, atirando raios que pulverizam pessoas e explodem prédios. Ray e seus filhos passam o resto do filme fugindo, enquanto outras máquinas invasoras devastam o país em seqüências de tirar o folêgo, com os melhores efeitos especiais do cinema na atualidade.

O problema principal do filme é o mesmo de muitas outras produções sobre o tema. O filme não traz nada de inovador e serve mais para o espetáculo. E Spielberg, assim como seu colega, George Lucas, amoleceu com a idade. Poderia ter mostrado mais violência, afinal ó filme trata de extermínio. Cadê o pulso forte que nos trouxe O Resgate do Soldado Ryan. Será que só se pode mostrar tripas voando quando o filme é sobre uma guerra de verdade? Tropas Estelares discordaria... hehehehehe!

SPOILERS: Como na história original de Wells, o que leva a derrota dos invasores são vírus e bactérias terrestres, das quais eles não tinha a imunidade necessária. Toda essa tecnologia maravilhosa e os caras vem aqui tão despreparados assim? Teve uma ceninha que eu jurava que o bicho ia espirrar... hehehehehe! Já vi erros assim em Sinais (aliens que derretem com a água, assim como a bruxa má do oeste) e Independence Day (aliens que não instalaram o Norton no sistema). Bem, eu imagino que se não fossem por esses motivos bestas, a humanidade estaria fudida em todo filme sobre o tema.

Bem, em suma, o filme é legal. Tem seus defeitos, mas não chega a ofender a inteligência de ninguém. O negócio é se divertir com a destruição em massa, se apavorar nas cenas de suspense e babar na computação gráfica mais realista do momento.

T+