sábado, junho 18, 2005

Sem mamilos...



... e sem frescura. Batman Begins é de longe o melhor filme do morcego. Christopher Nolan fez bem em apostar no realismo, dando ao herói toda uma nova dimensão. Você entende claramente o caminho trilhado pelo amargurado Bruce Wayne (Christian Bale), da perda trágica dos pais até as motivações que levaram a origem do cavaleiro das trevas. Do sentimento de vingança, ao sentimento de justiça. O playboy milionário trilha um caminho de auto-conhecimento ao abandonar sua fortuna, sumindo por sete anos, vivendo entre criminosos e aprendendo a lei da sobrevivência.

Seu treinamento de verdade começa a convite de Henri Ducard (Liam Neeson), braço direito de Ra's al Ghul (Ken Watanabe), líder de um clã de ninjas chamado Liga das Sombras. Devidamente treinado, Wayne volta então para sua querida Gothan, só para encontrar a cidade ainda mais afundada em desgraça, crime e corrupção. Temos Carmine Falcone (Tom Wilkinson), um mafioso que controla maior parte do crime organizado na cidade. Seu maior aliado é o Dr. Jonathan Crane, vulgo Espantalho (Cillian Murphy). Para complicar as coisas na vida civil de Bruce, temos o inescrupuloso Earle (Rutger Hauer, de Blade Runner), um executivo que se apossou das empresas Wayne, na ausência do legítimo herdeiro. Apresentado os chatos, vamos aos aliados do homem morcego: Alfred Pennyworth (Michael Caine), Tenente James Gordon (Gary Oldman), Lucius Fox (Morgan Freeman) e Rachel Dawes (Katie Holmes).

Nem tudo são rosas. O filme tem seus defeitos. Cadê a Thalia, femme fatale extraordinaire, filha de Ra's al Ghul? A edição é meio confusa, e dá a impressão de às vezes ser apressada, afinal existe muito o que ser mostrado. Algumas falas motivacionais bem clichês, como "você precisa cair pra aprender a se levantar". Mas são pequenos defeitos que não estragam a produção. De resto está tudo de parabéns. Depois de Homem-Aranha, Batman é um dos meus heróis favoritos. É muito bom vê-lo em mãos competentes e não numa versão gringa do Joãozinho Trinta.

E que venham as continuações.
T+