terça-feira, agosto 30, 2005

Ave, HBO...



Saiu lá fora a série que conta como uma das maiores civilizações que já existiu deixou de ser república, para virar império, Rome. Assisti o primeiro episódio eu achei do caralho. Teria que dar uma procurada nos meus livros de história para poder apontar qualquer divergência histórica, mas enquanto não faço isso, vou curtindo.

A série será centrada na ascenção do general Júlio César ao poder. Numa das cenas no senado, chega a ser engraçado ver um dos senadores revoltados com César e sua 'guerra ilegal', apontando como ele um dia poderia se tornar um tirano. Hum! Isso não soa muito parecido com Bush e Hitler? De maneiras diferentes, os EUA e a Alemanha Nazista copiaram Roma em diversos aspectos. Hey, até águias os dois países usam como símbolo. Saíram por aí conquistando território, criando um verdadeiro império, sob o comando de dois lunáticos. A diferença é que Hitler se admitia como ditador.

É, depois perguntam para o pobre professor de história no colégio porque temos que estudar o passado. A resposta é quase sempre a mesma, e não poderia estar mais certa: para podermos entender o presente. Eu só gostaria que a gente também aprendesse alguma coisa para não fazer merda no futuro. Mas, enfim, a humanidade é isso aí. Mata todo mundo e começa de novo. Quem sabe melhora?

T+